terça-feira, 9 de julho de 2013

Quanto custa uma democracia?

 Leio, perplexa, que o grande perigo de umas eleições antecipadas é o seu custo. Segundo a Direcção Geral da Administração Interna, antecipar eleições custa 18 milhões de euros: 10 milhões com despesas gerais da administração central, onde 4,6 são para os membros das mesas, 3 milhões para tvs e rádios, e meio milhão para campanhas de apelo ao voto. Os restantes oito milhões são para subvenção das campanhas, ou seja para os boys e girls  poderem andar  pelo país com bandeirinhas, cartazes e slogans. Ora, por muito que eu ache estes números um exagero, e os boys e girls partidários uma autêntica praga, o argumento de que as eleições são caras é muito perigoso. Há sempre um preço a pagar pelos regimes políticos escolhidos, e as democracias não primam por serem baratas. Por isso, a ideia de que para poupar há que ter uma ditadura, parece-me o argumento subliminar a estas afirmações de que eleições são caras e o país não pode. Creio que ter sido isto que Hitler pensou em 1932 quando chegou ao poder "acabo com as eleições que a Alemanha está falida. A Segurança Social é insustentável, por isso tenho de eliminar seis milhões de judeus. Mais uns ciganos e uns padres e voilá, contas públicas em ordem”! Salazar também só pensou no bem do país quando em 1933 subiu ao poder e nos anos seguintes poupou em subvenções partidárias porque teve a ideia genial de um só partido único. E ganhamos um país encafuado na província, na beatice, no pensamento pequenino e sectário. Fidel Castro alinha no mesmo pensamento anti despesista. Em 1959 acaba com as eleições em Cuba com o melhor slogan de todos " Porquê eleições? O povo quer Castro!". E o povo quer Castro até hoje porque nunca foi consultado se quer ou não quer Castro.
As ditaduras são mais baratas, porque hipotecam liberdades e escolhas. Gastam mais em prisões políticas, mas isso ninguém sabe porque a liberdade de imprensa é coisa que acaba na hora. Quem precisa de saber a verdade que já vimos que é cara e despesista?
A democracia é cara e imperfeita. Mas as ditaduras são sinónimos de vistas curtas e uma conta a longo prazo altíssima: são gerações que se perdem. A nossa pergunta deve ser sempre: qual é o custo de uma ditadura? Estamos preparados para perder a nossa liberdade colectiva e individual em nome de despesa pública?
As democracias são caras, porque cara é a liberdade de escolha. E é um sistema imperfeito que tem a enorme vantagem de poder ser melhorado, não importando os custos para tal. E, por isso, usem-se todos os argumentos políticos para que não se vá agora para eleições antecipadas. Mas quando e entram nos argumentos pseudo-económicos  só significa uma coisa: que isto da liberdade incomoda. E muito.

A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".


Winston Churchill,1947.

Sem comentários:

Enviar um comentário