sexta-feira, 5 de julho de 2013

Os homens são tão más-línguas....

Ontem, depois de um dia de trabalho exaustivo, consegui ainda passar um bocadinho pela praia. Fui sozinha, com uma revista de moda, e a cabeça cheia de preocupações pelo caso Portas / Coelho, não porque esteja minimamente preocupada com eleições antecipadas, ou se a EDP e o BES perdem muito na bolsa ou nos "mercados", mas porque enquanto dura a indecisão o desemprego aumenta, o IVA não diminui e mais fábricas fecham. O que me preocupa são as pessoas, não são os mercados, nem se estamos com boa ou má reputação lá fora para nos emprestarem mais dinheiro.
E, alguém me disse (um homem!) que se fossem as mulheres a mandar isto não acontecia. Bem, eu não tenho a certeza sobre esta afirmação. Mas nem por acaso, passado um bocado, um grupo de quatro homens e uma rapariga veio colocar as suas tralhas ao meu lado na praia.
Comecemos pela rapariga: desinteressante, frases feitas, risos histéricos, muitas fotos e muita vontade agradar. É isto.
Agora vamos aos homens. Falavam de futebol? Não. Falavam de mulheres? Não. Jogavam futebol ou cartas? Não. Portanto clichés à parte, os homens ficaram a falar entre si, durante uma hora (com a rapariga a dizer yas, é isso, e não, não tinha menos de 25 anos) sobre um outro rapaz que tinha ido com eles o ano passado à feira de Óbidos. E, leitores, era de mau para péssimo a descrição que faziam do rapaz e tudo entrecruzado com muitos palavrões e alguns yas da rapariga.
Os homens são más-línguas. Quando começam arrasam, seja o seu alvo uma mulher ou um homem. E, depois de uma hora de conversa, aquele rapaz ficou destruído naquele grupo de amigos. Era porque tinha falado assim, era porque tinha feito assado, era porque respirava e existia.
E então fiquei a pensar: se os homens são más-línguas, característica outrora atribuída unicamente às mulheres, não serão as mulheres capazes de serem boas gestoras e boas políticas?
Se os homens que governam a vida pública já fazem birras e amuos outrora apenas atribuido às mulheres, serão que nós não conseguimos compreender os meandros da política ao ponto de a dominarmos?
   Eu não sei, confesso, mas depois de toda esta telenoveleira de fraca categoria e da conversa da praia, dei por mim a pensar que os homens são mesmo, mas mesmo, umas más-línguas. E neste campeonato não lhes ganhamos. Podemos ter a fama, mas decididamente não temos o proveito.


"Mais fere a má palavra que espada afiada"
Provérbio popular





Sem comentários:

Enviar um comentário