segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Este meu tempo!

Perceber esta sociedade em que insiro é muito complicado. Estou enredada nela, não tenho a distância suficiente para a entender na sua plenitude. Mas isto não me impede de pensar sobre a sociedade, no seu sentido mais intrínseco: o que nos define, quem somos nós, e quais os nossos propósitos.
Creio que estamos todos perdidos, confusos. Se tivéssemos que definir a nossa sociedade e os nossos tempos, definia-os como os tempos da quantificação. Somos uma sociedade que quantifica. Quantificamos quando bebés nascem. Quantificamos quantos de nós morrem. Quantificamos a média escolar.Quantificamos os bons alunos pela sua média. Quantificamos a nossas relações como más, perfeitas, estáveis ou intensas. Quantificamos a nossa vida através de escalões profissionais. Até quantificamos as emoções: Foi muito bom; foi muito mau. 
Precisamos de tabelas, de objectivos. Precisamos de timelines na nossa vida: estudar, tirar um curso, casar, ter filhos. Quantificamos cada etapa da nossa vida. Estabelecemos comparações entre nós e outros, quantificando-as . Ganhei, perdi. Falhei, acertei. De 0 a 100 , hoje consegui 70.
E no meio de tudo isto, ficámos perdidos.Aceitamos a razão como primazia da emoção.Aceitamos a emoção quando a razão o permite.Não nos dedicamos a pensar no que é certo ou errado. Aceitamos um conjunto de normas. Quantificamos o bem e o mal.O amor e o ódio. O sexo: bom, mau, explosivo?, vos dirá qualquer revista feminina.
E quando nos perdemos no emaranhado das coisas, definimos a qualidade: A qualidade do tempo passado juntos; a qualidade das relações, etc.. que não é mais que uma desculpa sobre o pouco tempo que despendemos ao outro, a nós, ao mundo.
É  preciso quebrar este binómio qualidade/ quantidade que mais não é que um cliché dos nossos tempos. É preciso procurar a verdade das coisas. Estamos longe da verdade. Até Descartes definiu o seu método cartesiano, o método de chegar ao conhecimento, à verdade! A verdade Universal, aquele que não depende de pessoa para pessoa, a verdade moral, o que é? 
Há coisas que precisamos de começar a pensar.A verdade, o que é justo, são algumas das grandes questões que deveríamos começar a pensar. E talvez o percurso deva começar aqui. Agostinho da Silva, um dos grande filósofos portugueses, dizia que não lia jornais para não lhe atrapalhar o pensamento.
Definir menos, abranger mais. Ouvir. Falar. Pensar.  É isto que eu penso que falta no nosso tempo quantificativo. E vocês, o que acham? Quero vos ouvir. Talvez juntos, possamos aprender mais...



Mais se comunica falando do que de qualquer outra forma; o que nos dizem muitas vezes nos parece de nenhuma importância, mas talvez tenha havido uma falha na atitude de escutar do que no conteúdo do que se disse; porventura a palavra-chave estava aí, mas estávamos distraídos, ou ansiosos por nós próprios falarmos; e no vento fugiu, a outros ouvidos ou a nenhuns. Ouça. 

Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'


1 comentário: