segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Futebol!

Futebol. Um simples jogo, nada mais que um jogo, revoluciona o mundo. Diariamente. Desporto mais jogado, mais falado, triplamente comentado: o Desporto Rei. Não há  nenhum que se lhe compare, por muito que os americanos com os seus milhares de desportos e ligas milionárias tentem. Futebol é amado na Europa, África ,Ásia e idolatrado na América Latina. O futebol cria lendas: Pelé é o rei. Eusébio faz as delícias das hostes Lusitanas. Ronaldo é o novo menino de ouro e Messi faz passes de mágica. Portugal precisa do Ronaldo, é o nosso herói. E quando joga a selecção a crise não existe e o hino canta-se a plenos pulmões, mesmo que a maioria dos jogadores ( e do público)  só saiba o refrão. Os jogadores são milionários mas ninguém se chateia nem lhes querem tirar regalias. Faz-se birra e ,se se for muito muito bom, mais  uns milhões caem do céu.  E novos Ferraris e Diamantes surgem em orelhas e mãos desses deuses.É o milagre de  Maradona, o santo que tem a sua própria igreja. True and true! 
A Liga Europa é boa, mas a Liga dos Campeões é fabulosa, imperdível. São os jogos de uma vida, com minutos sofridos e unhas roídas até ao final. É aquela golo, o passe de bicicleta, o had-trick.
E depois é a dor, as roubalheiras, o árbitro que não viu, a necessidade de novas tecnologias, os abaixo assinados do Rui Santos.  Há choros de crianças e de pais. Há alegrias desmedidas de adultos infantilizados. Há álcool e festa e confetis. Bebem-se minis e fazem-se brindes.Não há ricos nem pobres, só adeptos. O Mundo é lindo ou um verdadeiro horror. Aquele campeonato, Este campeonato, já ninguém nos tira, já ninguém nos devolve.A Bola é uma porcaria, a Bola é a maior, consoante o jornalista esteja ou não de acordo com a nossa opinião. A Marca é a verdadeira marca, a bíblia dos aficionados. 
O futebol nada tem de racional e talvez seja esta a sua fabulosa magia. Deve ser.Porque para aqueles ( poucos) que, como eu, mais não conseguem ver além da  mesma gente a correr numa coisa verde, com muita publicidade nos placards, a bola é apenas uma bola. E os jogadores parecem ( só parecem) que engoliram uma cassete. Ou então são clones programados para dizer a mesma coisa.
Mas, apesar de a bola nada me dizer, aprecio a Paixão.Aquela coisa que se tenta racionar, com estatísticas, gráficos, programas de televisão com gente séria e muito debate... nada mais é que Paixão.
E, apesar da bola nada me dizer, aprecio as coisas que não entendo mas fazem o Mundo sonhar. Por isso a bola que role e faça esta gente feliz. 

O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso.

Bill Shankly.

Sem comentários:

Enviar um comentário