segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Estamos "vingados".

A felicidade dos outros é irritante, já o escrevi aqui várias vezes. O ser humano não aguenta doses de felicidade alheia  sem ficar com "aquele" sentimento de irritação. Claro que não os demonstramos, escudamo-nos em frases "como estou tão feliz por ti" ou " que lindo ver a vossa felicidade". Mas a verdade não é essa. Um bocadinho de felicidade alheia aguenta-se, muita felicidade alheia torna-nos aquele animal invejoso e, algumas vezes, rancoroso também. Claro que demonstrar publicamente estas emoções perante amigos e família é feio, desmascara-nos e ainda bem que sabemos  representar o papel do "eu estou tão feliz por ti". É o mínimo.
Agora, quando são figuras públicas, aí o nosso ódio, rancor e todos aqueles sentimentos maus que temos ,nos surgem à tona e podem circular livremente. É como se eles, as figuras públicas, existissem para nos sentirmos  vingados quando a vida não nos corre de feição. Eu sou infeliz, mas tu também te divorciaste. Eu sou gorda, mas tu também estás com uma cara péssima. A Casa dos Segredos é exemplo disto mesmo: aqueles que  não gostamos são atacados com a maior das displicências como se os conhecêssemos ou soubéssemos exactamente quem é a pessoa que estamos a atacar. E basta percorrer um bocadinho a blogosfera para percebermos que o ódio não só anda à solta como está descontrolado. A nossa pequena moral solta-se sem freio, e o nosso poder de dizer mal de forma quase anónima é usado sem limites, porque nós somos melhores do que aqueles que estão ali na televisão "a fazer aquelas figuras". E agora eu poderia dizer que devemos ver o melhor dos outros e blá blá blá, pardais ao ninho. Mas, se aquelas figurinhas estão ali à mão e até se voluntariam para fazer aquele papel, como resistir? Como não formar uma opinião se todos os dias os vemos na tv? Mesmo que não  assistamos ao programa (eu a este não assisto, mas já assisti a vários), sabemos quem  são estas personagens  pelas capas das revistas. Só se formos cegos e surdos é que não sabemos, mesmo que levemente, o que se passa nos reality shows. Por isso, se tem o vício de se meter na vida dos outros, canalize a sua vontade de maledicência para estes programas e deixe a vida da sua  vizinha, da sua nora e da sua família em paz. Porque às nove da noite já dá outra vez na tv aquela que anda com o outro que é pai da filha da outra.  E há lá coisa melhor que falar da vida dos outros, ainda mais quando os próprios permitem? Já agora, a Bernardina traiu ou não o namorad0? Sim? -" Que galdéria. Aquela nunca me enganou, eu logo no primeiro dia disse....."

Se existe no mundo coisa mais aborrecida do que ser alguém de quem se fala é certamente ser alguém de quem não se fala.
Oscar Wilde

Sem comentários:

Enviar um comentário