sexta-feira, 15 de novembro de 2013

As pessoas mudam?

É uma pergunta que me atormenta desde sempre: é possível alterar a nossa personalidade, a nossa forma de ser? Todos nós sabemos que não somos perfeitos, mas alterávamos alguma coisa no nosso feitio, na nossa forma de reagir com os outros? E sobretudo, é legítimo esperar que os outros mudem?
Todos nós mudamos, é certo. Mudamos de crianças para adolescentes, de adolescentes para adultos, de adultos para seniores. E aprendemos e mudamos de opinião. E quando algo mais complicado nos acontece, mudamos também de atitudes. Mas há sempre coisas em nós que não mudamos. Sejam coisas boas ou más, há sempre algo que se mantém, que é imutável. No templo de Delfos estava escrito " conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo", que foi interpretado de diversas formas. E caímos no erro de " eu sou assim" e, porque somos assim, os outros têm de nos aceitar assim. Mas eu creio que não é assim que esta inscrição deve ser entendida, mas sim da seguinte forma :conhece-te de tal maneira que saibas , perante um obstáculo, como irás reagir.
Agora, perante a não mudança dos outros, como reagir? Mudar-nos é possível, mas mudar os outros também o é? Francamente, tenho dúvidas. Se há coisas que nós não conseguimos mudar, e os outros também não.
É licito pedir a mudança a outros? Sim. É preciso que todos mudem o que está errado, o que irrita, o que não conseguimos lidar.  E voltamos à pergunta: as pessoas mudam?
Provavelmente, em muitas coisas não. Pedir a mudança é  legítimo, esperá-la é irreal. Porque as pessoas raramente mudam. E isso é decepcionante. Por isso não espere a mudança. Mude você para outro lado. É mais prático, poupa-se tempo e muita desilusão....

Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço.
Kant, Emanuel


Sem comentários:

Enviar um comentário