sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jonet e os "Outros"

Não há sustentabilidade a nível da Europa, temos de aprender a viver com pouco, os meus filhos lavam os dentes num copo de vidro, temos de optar entre entre um concerto de rock e uma radiografia... Jonet dixit. Só falta acrescentar esta é uma "crise de valores".
O que é Jonet? Uma Choné. Uma propagandista  de uma certa filosofia em que não somos todos iguais, gastámos demais ( quem gastou??)e estamos a viver acima das possibilidades.
Por isso não temos direito a uma radiografia paga pelo Estado Social e não podemos ir a um concerto de rock, ou os nossos filhos não podem.Os filhos de Jonet vão? Aposto que sim.
Então para que serve o Estado Social? Para que servem os nossos impostos se nem temos direito a ir ver um concerto? Mas o Rock em Rio não é para Um Mundo Melhor e a Câmara de Lisboa não o patrocina? E se o concerto tiver sido agendado por uma empresa não devemos ir vê-lo, contribuindo assim para fluxo de dinheiro e reanimação da economia?Não, temos de pagar a radiografia. De preferência com o seguro de saúde da Médis ou outra coisa assim.
Jonet e outros estão muito felizes com esta crise, não tenho a menor dúvida. Assim fica cada um no seu lugar, uma certa gente aprende a se comportar e a educar os seus filhos: Não podes ir ao concerto porque o Estado Social não paga a minha radiografia. Filho, somos pobres habitua-te. Estende a mão às senhoras que fazem caridadezinha.
Jonet é o espelho desta política desigual e oportunista. Desta política insensível ao outro. Jonet e estes políticos são as pessoas que estão na janela sorrindo ao pobre, sentindo-se caridosas.  E estão felizes, muito felizes porque sabem que o pobre é criação sua, uma sociedade perfeita em que cada qual fala apenas com o seu igual. E o mal dos outros assenta-nos tão bem, somos tão caridosos.Agora deixem-me arranjar, pôr os brincos de diamantes e o vestido de noite porque tenho a gala dos pobres no casino do Estoril!


" A solidariedade converte em direito o que a caridade dá como favor. "

José Ingenerius.


Dar, caridade

Sem comentários:

Enviar um comentário