segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Desculpe mas não quero!

Já vos aconteceu gritarem: Desculpe mas não quero? Creio que sim. A mim acontece-me inúmeras vezes. Até me sinto mal por não querer ou não poder comprar. Sinto-me muitas vezes pressionada para comprar porque a senhora até é simpática. Ou rapaz, coitadito, se eu não comprar fica triste. E a rapariga que me telefonou até parecia ser gentil. 
A empatia que se estabelece com as pessoas que nos estão a tentar vender coisas é tramada. E a nossa boa educação faz-nos sentir mal quando fugimos dos Srºs   do Barclays no hipermercado: "Desculpe mas não quero esse cartão com taxas abusadoras. Peço muita mas muita desculpa  Perdoe-me". Sentimo- nos   horríveis quando nos ligam dos bancos para nos fazerem mais um seguro que não precisamos: " Lamento muito muito, mas não quero. Mas lamento muito". E quando é um amigo que nos quer meter num negócio qualquer aí apetece-nos emigrar.Como dizer que não?
A nossa boa educação faz-nos temer o inferno se não comprarmos, se formos mal educados. Há algo que nos diz que não custa nada, mas mesmo nada subscrever aquele seguro/ contrato  etc. Não nos custa nada fazer esse favor.E de favor em favor, ficamos endividados e sem saber o que fazer.
Os portugueses não consomem demais não. Os portugueses são é muito bem educados!

Sem comentários:

Enviar um comentário