quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Coisas simples como a Amizade.

Hoje, o meu país prepara-se, novamente, para ouvir medidas duras e difíceis. Não sabemos ainda quais são, mas sabemos que vão ser más.E que vão começar as acusações de despesismo, de que os portugueses consomem demais ou , pasmem -se, poupam demais.E que a culpa da crise é de todos e outras parvoíces do género.
Por isso,  hoje decidi não ouvir mais lengalengas. Volto ao meu mundo, onde vou pintar este dia com coisas cor- de- rosa, verdes, azuis, amarelas.
Portanto.. Pergunta de 1 milhão de dólares:O que é que eu tenho de real no mundo que não custa nada e me faz feliz? Bem, tenho os meus pais vivos. É um privilégio que raramente dou por ele pois para mim eles estarão sempre cá, mesmo quando sei que essa parte poderá não ser verdade. Tenho uma irmã mais nova que adoro irritar. Tenho um petit bombom que adoro irritar ainda  mais.
Tenho amigos e amigos de amigos. E os meus amigos são interessantes. Sim, estou rodeada de pessoas interessantes. Tenho as minhas amigas mais próximas que são tão diferentes umas da outras que se complementam. Tenho as minhas amigas mais distantes de quem morro diariamente de saudades.A distância estraga muita coisa, é preciso fazer um esforço para manter vivo o que vale a pena. Tenho uma amiga que conta sempre comigo para desabafar coisas inconfessáveis e eu com ela. Tenho amigos homens que me revelam os segredos da espécie. E que me provam constantemente que a amizade entre homens e mulheres é real e não o mito que os mais puritanos defendem.
Tenho amigos com convicções políticas e pessoais muito fortes. Tenho amigos que tentam mudar o Mundo e seguir a sua paixão sem vacilar. Não tenho amigos ricos mas devia ter.!! Tenho amigos que sofrem com esta situação, de que não tiveram qualquer culpa, e continuam o seu caminho sem remorsos.
Tenho amigos que enfrentam a exclusão e o preconceito diariamente e são pessoas cada vez mais Pessoa. E tenho muitos conhecidos de quem me vou, eventualmente, tornar amiga. 
E no meio de tudo isto é óbvio que quero mais coisas. Um emprego interessante e bem pago. Uma casa maior. Muitas e muitas Viagens. Mas essas são as coisas que o dinheiro pode comprar,  coisa que infelizmente não abunda por aqui.
Por isso, hoje vou apreciar o meu Património Imaterial,aquele que me faz uma melhor pessoa e torna melhor os outros também: os afectos, os risos, as confidências, as histórias, os desabafos, estes pequenos privilégios que não pagam imposto.
Porque num dia triste vou celebrar cada vez mais o que tenho. Sempre o fiz, sempre dei valor ao que dou aos outros e ao que os outros me dão. Mas hoje vou celebrá-lo.!!




Mafalda, Quintino, S/D.


1 comentário:

  1. Ai se eu for a Évora.... brindaremos à amizade! :)

    Um amigo (muito espiritual) disse-me para eu fazer um exercício diário que costumo praticar (talvez semanalmente): agradecer pelas coisas boas que tenho, para valorizá-las e tornar-me mais optimista. E apesar de continuar a queixar-me de mesquinhices sei que sou feliz por estar rodeada de bons amigos (ainda que cada vez mais distantes), de uma família maravilhosa, de saúde (entre os mais queridos), de um filho birrento maravilhoso e, para além disso, tenho a sorte de ter ainda alguns privilégios (enquanto não nos tirarem...).

    Acho que sim, que devemos dar muito valor à amizade.

    Um brinde!

    ResponderEliminar