quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Morrer por um ideal!

Chama-se Malala Yousafazai e foi baleada na cabeça esta terça-feira. Crime: defende a seu direito a estudar, a ter uma educação.Não só o defende, como o escreve. Com apenas 14 anos o seu blog (que escreveu sob pseudónimo até ao início de de 2012) onde defende o direito à sua educação e denuncia os atrocidades dos talibans sobre as mulheres, é dos mais lidos por todo o Paquistão. Disse que não tinha medo e que morreria por esta causa se preciso fosse: o direito a estudar, o direito à sua educação.
Muitos leitores associam estas atrocidades a países não desenvolvidos, a países Árabes.Mas esta não é a verdade.Na  Índia, em algumas tribos da África do Sul, Sudão, Bangladesh, Turquia, entre muitos e muitos outros Países,Estados, tribos e comunidades, a educação feminina não é apenas relegada para segundo plano  como considerada perigosa. Uma mulher deve casar, nunca pensar!
E nós Europeus? Nós aceitamos a educação feminina para as"nossas" meninas. Mas não temos a mesma consideração para com as crianças ciganas, por exemplo. Nem para as muçulmanas  Aí achamos que é a" cultura" ( a iliteracia é uma cultura?) que deve prevalecer sobre a educação. Aí aceitamos que são diferentes e, por isso, temos   de aceitar o protocolo sobre a dignidade.Oh, somos tão falsos!!
Por isso é que Malala Yousafazai é uma heroína para o Mundo e não só para o Paquistão. Não apenas porque enfrentou os talibans ( e a sua "cultura") , mas porque esteve disposta a dar a vida pelo mais alto dos ideais: e educação como seu direito, como forma de libertação. Porque a educação nada mais é que liberdade! E por este ideal, que  é também o meu e devia ser o Nosso,Malala Yousafazai esteve disposta a morrer.
Mas esperemos que não seja o seu caminho, que a sua morte não seja necessária. É o que rezo e espero.
Mas hoje, em seu honra, vou ler um livro como forma de protesto! Porque este é o meu direito e devia ser o de todos nós.


Picasso, meninas a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário