domingo, 24 de maio de 2015

Jonh Nash, o que realmente é a lógica?



Morreu John Nash. Este brilhante economista, interpretado por Russel Crowe no filme Uma mente brilhante, morreu na madrugada de 23 de maio em Nova Iorque num acidente de carro. Nash não era um economista comum, tal como também não era uma pessoa comum. Mas explicou de forma simples, num trabalho a que chamou teoria dos jogos, que o mercado se comporta como se fosse um jogo e por isso é importante diversificar o mercado de modo a todos os jogadores consigam atingir os seus objectivos. De forma mais básica, se num bar todos estão de olho na miúda loura é provável que apenas um “ganhe” a miúda e mesmo assim não se sabe. O que Nash quer dizer é que o mercado deve diversificar porque se todos os jogadores se concentrarem apenas na miúda loura todos perdem, mas se investirem nas  amigas, todos os jogadores ficam com uma miúda ( ganham quota de mercado) e a loura até deixa de ser tão interessante (perde valor de mercado).  Mas se não deixar de ser interessante, porque as louras nunca de ser interessantes, ganha o jogador que apresentar melhores condições. Para quem ficou ofendido troque miúda por miúdo e dá na mesma.

Mas não foi apenas pela teoria dos jogos que Nash se destacou. Na minha memória (e na de muita gente aposto) ficará para sempre o discurso que fez em 1994, dedicado á sua esposa Alicia, quando recebeu o Nobel da Economia em conjunto com John Harsanyi e Reinhard Selten. E se Nash acreditava que o amor cura e salva e está acima de toda a lógica, quem sou eu para o negar? Alicia e John morreram juntos na madrugada de 23 tal como viveram juntos toda uma vida. Não sei se tem lógica mas faz todo o sentido.

“Sempre acreditei nos números. Nas equações e na lógica que leva à razão. E após uma vida inteira  de buscas, pergunto: o que realmente é a lógica?
Quem decide a razão?
A minha procura  levou-me através da física, da metafísica, do que é  ilusório e de volta. E fiz a descoberta mais importante da minha carreira.
A descoberta mais importante da minha vida. É somente nas misteriosas equações do amor que qualquer lógica ou razão pode ser encontrada. Só estou aqui esta noite por tua causa. Tu és a razão de eu existir. Tu és todas as minhas razões.

John Nash, 1928-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário