segunda-feira, 31 de março de 2014

Por favor, não se abstenha. Vote!

Todos sabemos que a história tem uma grande tendência a repetir-se, mas a verdade é que ninguém esperava que o partido da extrema-direita de Marine Le Pen conquistasse 10 câmaras municipais em França. Podemos conjecturar sobre as razões desta vitória na França. Podem-se apontar razões como o racismo e xenofobia contra os muçulmanos (os Arabs, como lhes chamam os franceses à boca pequena), a crise e a insatisfação social que cresce por toda a França e por toda a Europa. Podemos também reflectir sobre o discurso populista e anti-imigração que leva, curiosamente, a que a comunidade portuguesa vote em Marine le Pen, porque os portugueses não são Arabs e a culpa é dos Arabs. Podemos perceber e debater todas as causas sociais e económicas que levaram a esta vitória. Mas a verdade é que Marine Le Pen só ganhou porque 38% da população se absteve. E este voto de protesto, de desconfiança no sistema político, beneficiou um partido que pouco respeita quer a democracia quer o próprio sistema político.
Dia 25 são as eleições europeias em Portugal. Eu sei que já estamos fartos de políticos, de promessas não cumpridas, de “eles” serem todos iguais. Mas a verdade é que se não votar está a dizer que não se importa que eles sejam todos iguais. E que não se importa que este país e a Europa regresse à idade dos medos, da xenofobia, da culpa dos outros.

Por isso vote. Não se abstenha. Vote em quem quiser, mas vote. Porque senão novas Marine le Pen surgirão em toda a Europa porque nós nos abstivemos. E isso é que não pode ser.

Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda.
 Abraham Lincoln


Sem comentários:

Enviar um comentário