domingo, 29 de setembro de 2013

Votar é uma emoção!

Hoje, tal como milhares de portugueses, fui votar.Gosto do acto de votar não  apenas pela escolha democrática que temos direito ou pelo dever que temos de cumprir, mas pela possibilidade de ver pessoas que já não vejo há muito tempo.E porque gosto de política e, este ano, os tesourinhos das autárquicas animaram os meus dias. Mas sobretudo e especialmente e principalmente porque adoro as conversas antes do voto. Existem aqueles que votam sempre no mesmo partido, tipo clube de futebol(" ah, eu voto no meus PSD" ouvi hoje várias vezes), e os que votam sempre em partidos diferentes para não ofender ninguém. Os comunistas vêm-se à distância, é camarada para lá e camarada para cá, os do PP reconhecem-se pelos botões de punho, os do PS topam-se pelos olhares ansiosos, e os independentes são tão independentes que a sua independência anda para lá sem ser visível. E depois há toda uma gama de comentários que merece ser ouvida. São aquelas gaiatas da terra que se candidatam porque querem lá se meter, é aquela lista que não tem ninguém da terra onde já se viu isto? é o filho da não sei quantas que está na lista A e o filho do não sei quantos que está na lista B. É aquela vaidosa que vai vestida como se fosse para um casamento e a outra desleixada que vai vestida como se fosse para o campo. É o Chico que está velho e o filho do Chico que está jeitoso,Oh se está!
Votar é uma emoção que não tem nada que ver com partidos nem com candidatos. Votar é toda uma outra emoção, onde os dias das gentes se cruzam com esse dia especial que infelizmente só se repete de 4 em 4 anos. E ganhe quem ganhar, para uns vai ser uma tragédia, para outros uma festa. E passados 15 dias o tipo já é um corrupto, ou um choninhas ou um arrogante, que faz tudo mal comparado com o anterior que fazia tudo bem e era tão maravilhoso.
E pronto, agora só daqui a 4 anos é que eu volto a ver o filho do Chico, a vestimenta da Maria e o cabelo desmazelado da Manuela.Há lá maior emoção do que ir votar? 


O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.
Oscar Wilde

Sem comentários:

Enviar um comentário