terça-feira, 25 de junho de 2013

Um espião muito bem informado,ou a apresentação de Tiago Vinagre.

Pois é, agora informação priveligiada vos será revelada. Um insider muito bem posicionado prepara-se para revelar tudo sobre este blogue: como nasceu, porque nasceu, como chegou ao livro... Ou por outras palavras, aqui está a apresentação de Tiago Vinagre!

                "A Marisa convidou-me (informou-me) para eu falar sobre como surgiu este projecto que levou à publicação do seu livro Marisa’s Beautiful World.
Julgo que todo este percurso não teve um surgimento nem houve propriamente um projecto. Foi um acumular de surgimentos, de situações, sem pensar que algum dia poderia aparecer um livro sobre tudo isso.
Para quem não sabe, conheço a Marisa há mais de 15 anos, partilhando o mesmo espaço há cerca de 4 anos. Foi através dessa convivência que fui conhecendo a personalidade muito especial da Marisa, tão especial que a denominei de Marisa’s World.
E o que é o Marisa’s World? Como o próprio nome indica, é um Mundo construído pela Marisa, com ideias e regras muito próprias, onde a Marisa vê as coisas não pelo que elas querem mostrar, mas pelo que a Marisa quer extrair delas.
Para quem não sabe, a Marisa adora falar. Uma ida a um supermercado, banco ou finanças não é uma ida com o objectivo para que esses sítios se destinam, ela tem que ter algo para falar com as pessoas, ou, no caso dos 2 últimos, refilar. Eu costumo-lhe dizer: “tu não falas, tu refilas!”.
Ainda há pouco me contou uma sua ida ao supermercado, em que ao chegar à caixa se apercebeu que a fruta não era nacional - “Então mas vocês puseram lá aquela placa a promover o produto nacional do lado errado??” . A ela se juntaram umas velhinhas que começaram igualmente a contestar pelo supermercado, de onde a Marisa pouco depois saiu, deixando a sua marca de que aquele dia, naquele supermercado, teria que ter animação.
Dessa vez refilou, em muitas outras é a conversa do costume. Não, não podemos pagar e ir embora, a Marisa tem que saber se a senhora da caixa tem filhos, se vive na zona e se está contente com a sua vida.
Um exemplo, com o qual eu muito me identifico mas que para a Marisa é o mesmo que eu perceber o contentamento de ler uma revista sobre vestidos, é assistir a um jogo de futebol em que por mero acaso a Marisa me faz companhia.
O que interessa para a Marisa ao assistir a um jogo de futebol não é que equipa vai ganhar, se jogam ou não bonito. De bonito o que interessa são os jogadores mas o que lhe inquieta mesmo é tentar perceber porque corre um árbitro sobre a linha lateral, a fazer de vez em quando movimentos com aquela bandeira esquisita ou porque razão o corte da relva está aos quadradinhos, ou se está com linhas. “Porquê?”…
Quando assiste a um debate na televisão entre 2 políticos, o fulcral do debate é como está a gravata do Sócrates, ou o casaco do Coelho, ou o vestido, penteado e brincos da moderadora.
Mas para além de toda esta visão paralela, a Marisa tem o dom de conseguir imitar muito bem certas personagens do nosso quotidiano, se calhar bem melhor que muitos humoristas que vejo na televisão. Seja uma saloia, uma tia dondoca, uma açoriana ou nortenha, ela faz aquilo na perfeição.
E em tudo isto ela põe as suas pinceladas irónicas, que lhe faz ter muita piada quando oiço muitas dessas histórias, verídicas ou ficcionadas.
Foi então num desses dias em que me ri bastante que lhe disse: “Epá, nós devíamos fazer uma sitcom!! Eu filmava e tu…enfim, falavas, e seria um programa humorístico de sucesso!!”
Não seguimos com essa ideia mas passado uns dias a Marisa apresenta-me uns textos que tinha escrito para o blog que iria criar.
A verdade é que fiquei surpreendido com a facilidade em que a Marisa consegui transpor para um papel, todo aquele modo como me conta as coisas, apesar da limitação do papel não conseguir captar os sons que muito me fazem rir.
De qualquer modo, se houve algum contributo da minha parte neste “projecto” foi apoiá-la pelo facto de após tantos anos perceber que a Marisa além de falar muito, sabia escrever muito bem.
Entretanto criou o seu blog: Marisa’s Beatiful World. Obviamente, para que não haja dúvidas, o Mundo da Marisa tem que ser lindo!
Um Mundo que está coincidente com os seus textos pela diversidade de sentimentos com que a Marisa escreve, brincado por vezes com temas sérios, e indignando-se outras vezes com temas levianos.
Temas que passam pela política, pobreza, riqueza, moda e até desporto! Eu próprio gosto de ler temas sobre a mala y e o vestido x, não pelo interesse nos produtos em questão, mas pela forma muitas vezes engraçada como o texto está escrito.
Uns são divertidos, outros sérios, e outros polémicos. Julgo mesmo que o intuito da Marisa ao falar tanto sobre temas polémicos é que estes o deixem de ser polémicos e passam a assuntos banais ou mesmo que deixem quase de ser assunto.
Penso que a Marisa está a juntar as peças todas de puzzle para que realmente o seu mundo seja para ela um mundo maravilhoso. Se ela mandasse neste País muita coisa iria mudar, e ai de quem a quisesse contrariar!
A Marisa escreve o que pensa, não escreve para agradar. Eu muitas vezes critiquei alguns textos mais ofensivos, pelo menos para alguns, mas rapidamente me apercebi que eu estava errado. Se os seus textos dão que falar é porque ela não tem medo de protestar, de não ser entendida, tal e qual como se passa no seu dia-a-dia, seja com a senhora da caixa, seja com um director de um Banco, seja provavelmente com muitos políticos do nosso País.
E com tudo isso, são textos que nos dão novas perspectivas de pensamento, em que uns nos relaxam o pensamento e outros que dão que pensar.
A par disto, e sendo a Marisa uma pessoa com uma cultura vasta, sempre informada e que gosta muito de ler os mais diversos géneros literários, todos os textos têm uma pincelada cultural, com frases de escritores, filósofos e outras personalidades que foram marcando a nossa história, associadas ao texto em questão.    
E foi passado algum tempo, alguns textos e alguns fãs, que a Chiado Editora se mostrou interessada em publicar uma parte desse blog para o livro que faz estarmos todos hoje aqui presentes.

Julgo que tal como esse Mundo tão diverso em temas, sentimentos e formas de se mostrar, também este livro me parece apropriado para ser lido em diversos locais para diversos leitores."

Tiago Vinagre.

Sem comentários:

Enviar um comentário